Estratégias Dinâmicas nas Aprendizagens!
Quando levei aos alunos a sugestão de Seminários para a leitura, análise e abordagem dos conteúdos das apostilas como forma de uma dinâmica onde a assimilação e entendimento crítico acontecem de forma mais rápida e concreta, acreditei na capacidade de todos e tinha certeza de que os Seminários seriam um sucesso.
As turmas da tarde ( 8º C e 9º B), abordaram os conteúdos de História. As turmas da manhã de todos os anos do Ensino Médio, ou seja, os primeiros, segundos e terceiros, abordaram os conteúdos das disciplinas de Filosofia e Sociologia. Na última disciplina, procederam inferência quanto a busca de um mundo melhor, pois esse é de fato o objeto da Sociologia.
Realizamos ainda um Café Filosófico no último dia 27/10, envolvendo o 1º ano B, refletindo sobre temas como: maioridade penal, desigualdade, estética, e violência. Os temas abordados fazem parte da lista Fuvest / Unicamp quanto possibilidades de tema para a Redação do ENEM 2017. Fiquei muito contente com o grau de reflexão filosófica e sociológica dos alunos. Ao final tomamos um delicioso café com bolos e lanches.
Acreditar que os alunos quando motivados e direcionados, podem se transformar em alunos pesquisadores, conscientes e críticos para a formação de uma sociedade justa e fraterna.
Agradeço aos meus alunos e parabenizo os pais dos mesmos.
Profª Ray – História, Filosofia e Sociologia
Coordenadora Pedagógica.