O gênero textual fotonovela é defendido como um ótimo meio de ensino aprendizagem por Hernández (2007) e Nimmon (2014) por ser uma mistura de gêneros, incluindo a novela, a fotografia, o desenho e a história em quadrinhos permitindo o contado dos alunos com estas quatro expressões artísticas, além de transformar a consciência da história, do social, da política e ideologias.
Objetivo
O objetivo é que o aluno perceba a infinidade de gêneros textuais que existem na língua portuguesa, como é a sua estrutura, organização e que abrange também o gênero Fotografia.
Estratégias
Os alunos em grupo tiraram fotos, organizaram e produziram os textos.
Exposição
Foi exposto os trabalhos pela escola onde todos os alunos puderam apreciar os trabalhos feitos pelos alunos.
O projeto foi realizado com sucesso, os alunos participaram e realizaram as atividades solicitadas, sem objeções. Foram aulas prazerosas e atingi o meu objetivo geral, o de despertar o interesse pela produção de uma fotonovela e aumentar a criticidade.
O Sistema de Ensino Dom Bosco, organiza todos os anos a Jornada Pedagógica destinada a todos os Colégio os quais adotam este Sistema, com o objetivo de Formação Docente e Pedagógica desses Colégios.
Este ano aconteceu no último sábado dia 28/10 e contou com um número expressivo de participantes.
A Equipe Pedagógica e Gestora se fizeram presentes e passaram informações sobre as novidades nos conteúdos das apostilas. Foi apresentado um vídeo do Encontro dos Mantenedores ocorrido no início do segundo semestre.
Os professores e coordenadores foram direcionados para as oficinas, as quais nos aguardavam consultores com temas a serem trabalhados.
Na oficina da educação infantil e anos iniciais, foi trabalhado motivação e formas de aprendizagens. O aluno pesquisador foi o tema da oficina dos professores do ensino fundamental II e ensino médio. E para os Coordenadores foram abordados aspectos relevantes de Gestão Escolar.
Em todas as oficinas ocorreram a troca de experiências, apresentação de vídeos, execução de cartazes ilustrativos e plenária dos grupos.
E ao final, fomos agraciados com uma excelentep, com o Dr. Marcos Mayer, Doutor em Psicologia e Mestre em Educação, abordando o tema relacionamento professor e aluno. A abordagem do tema foi claro, reflexivo e descontraído.
Todos nós, professores participantes saímos satisfeitos e com a certeza de que estamos no caminho certo pela busca constante de formação no encontro com o entendimento e prática dos novos paradigmas educacionais. Afinal, a ESCOLA É VIVA.
O Colégio Guarulhos a cada bimestre apresenta uma Etapa da Feira Cultural. Neste ano de 2017 o Tema escolhido foi o Prêmio Nobel, como forma de mostrar e incentivar os nossos alunos quanto à necessidade dos estudos e da urgência em pensar no próximo, abrindo e descobrindo meios para esta realização.
Na reunião dos pais e mestres do 3º Bimestre realizada no dia 11/10, foi a vez da Área de Ciências da Natureza ( Ciências, Biologia, Física e Química), Matemática e Medicina. Os professores Daniela, Aroldo, André de Cássio, Marcelo, Romildo, Nunes, Paulo e Sérgio (Tecnologia), motivaram e acompanharam os seus alunos, nos trabalhos, resultando em uma exposição apresentada aos pais. Tivemos um sorteio de uma cesta de café.
Após o acolhimento, os pais apreciaram: Momento musical com o professor Marcelo, aluno Vitor do 3º ano A e aluno Michael do 2º ano B; O professor Aroldo no período da manhã e o professor Marcelo no período da tarde, levaram aos pais esclarecimentos sobre a importância do Prêmio Nobel para os seus ganhadores e para a humanidade. Também tivemos exposições de banners, folder, maquetes e jogos interativos; Fábrica de Nerds com Robórica e diversas apresentações dos alunos do Ensino Médio. Abaixo elencamos dez (10) ganhadores do Prêmio:
ANO
GANHADOR DO PRÊMIO
DESCOBERTA
1909
Guglielmo Marconi
Telegrafia sem Fio
1921
Albert Einstein
Efeito do Foto Elétrico
1922
Niels Bohr
Estrutura dos Átomos
1945
Alexander Fleming
Descoberta da Penicilina
1951
Max Theilerem
Vacina contra a Febre Amarela
1954
Linus Pauling
Ligações Químicas
1958
Frederick Sanger
Descoberta da Insulina
1962
James Watson e Co.
Estrutura do DNA
1984
Georges Kohler
Descoberta dos Anticorpos
2014
Isamu e Hiroshi
Descoberta do LED
Agradecemos o envolvimento dos alunos e a presença dos Pais.
Diretor Júnior e Professores das Áreas de Ciências da Natureza e Matemática.