Colégio Guarulhos, novo conceito em espaço para aprender, sociabilizar e brincar.
A nova unidade do Colégio Guarulhos foi idealizada com o propósito de atender aos 6 direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança em Educação Infantil, previstos na nova BNCC (Base Nacional Curricular Comum).
São eles CONVIVER, BRINCAR, PARTICIPAR, EXPLORAR, EXPRESSAR e CONHECER-SE.
É nessa primeira fase do aprendizado, na Educação Infantil, onde a criança muitas vezes tem a primeira experiência fora da convivência materna/paterna. Nosso maior cuidado nesta etapa é fazer uma transição tranquila e segura entre casa e escola, e dar todas as condições da criança CONVIVER com outros amigos da mesma idade, e outros adultos que estarão prontos a criar vínculos de cuidado e afetividade.
Na nossa nova unidade procuramos aproveitar cada um dos espaços para instalação de brinquedos estruturados e não estruturados, onde a criança terá como BRINCAR de forma individual e coletiva, direcionada por um adulto e também incentivadas a criar suas próprias brincadeiras, dessa forma poderá se EXPRESSAR de forma confiante e assistida.
Motivamos a PARTICIPAÇÃO das nossas crianças nas atividades de forma que se sintam seguras a EXPLORAR movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores e palavras.
Com esse conjunto de experiências vividas aqui dentro do nosso Colégio, temos o objetivo de formar um seguro pilar de construção de identidade da criança, onde ela passa a CONHECER-SE e estar preparada para a segunda jornada, o Ensino Fundamental.
Nos primeiros anos do Ensino Fundamental a criança forma novas relações com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de novos conhecimentos.
No Colégio Guarulhos valorizamos as situações lúdicas de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, conduzindo as crianças ao conhecimento do mundo pessoal, familiar e social.
É nesta fase que o aluno terá o domínio da leitura, da escrita e do cálculo, e para atingirmos esses objetivos utilizamos o sistema de ensino SAE Digital, pioneiro em aliar cultura digital ao pedagógico com excelência.
A nova estrutura física do Colégio Guarulhos, aliado ao sistema de ensino SAE Digital, enquadrado na nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular), tem como uma de suas principais preocupações atender as Competências Específicas de Linguagens para o Ensino Fundamental, previstas na nova Base, dando condições ao aluno de conhecer e explorar diversas práticas de linguagem, como visual, sonora, digital, artística, linguística dentre outras, afim de motiva-los a expressar e partilhar informações.
Os anos finais do Ensino Fundamental compõem uma fase repleta de mudanças na vida dos alunos.
Especialmente neste momento, os objetivos educacionais estão pautados na compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da economia, da tecnologia, das artes, da cultura e dos valores em que se fundamenta a sociedade, no desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores. O estudante não apenas conhece a realidade mas atua sobre ela!
Adotamos o sistema de ensino SAE Digital, pioneiro em aliar cultura digital ao pedagógico com excelência.
O nosso trabalho visa desenvolver um aprendizado reflexivo, além de estimular nos alunos o interesse pela leitura, respeitando as especificidades de cada disciplina.
Promovemos a interdisciplinaridade, fortalecendo a qualidade do ensino e concretizando a aprendizagem como um ato de interação entre professor, aluno e família.
Este é o momento de o aluno consolidar sua personalidade e decidir o futuro profissional. É uma etapa da educação que deve estar afinada com a contemporaneidade, com a construção de competências básicas e com o aprimoramento do aluno como pessoa, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
No Ensino Médio do Colégio Guarulhos, o aluno aprende novas habilidades e acompanha as constantes mudanças que caracterizam a produção no nosso tempo. Atividades de pesquisa, trabalho em conjunto, competência comunicativa, aprendizado colaborativo e participação em projetos sociais são exemplos de uma formação crítica, ética e empreendedora que o aluno recebe para o desenvolvimento de suas competências, para continuar aprendendo, de forma autônoma e crítica, em níveis cada vez mais complexos de estudos. Mais do que cumprir requisitos escolares, o aluno do Colégio Guarulhos é levado a empregar o conhecimento adquirido para enfrentar situações do dia-a-dia.
Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio
Seja na iniciativa privada ou na esfera pública, seja como autônomo ou contratado, o técnico em informática pertence a uma categoria de profissionais de grande aceitação no mercado, já que trabalha não apenas em atividades diretamente ligadas ao seu segmento, mas também naquelas conexas, presentes em praticamente todas as atividades econômicas. Não será diferente para o profissional habilitado pelo Colégio Guarulhos, já que o desenvolvimento de web sites se vale da mesma lógica de aceitação.
O Curso Técnico em Informática do Colégio Guarulhos busca capacitar o aluno a atuar nas diversas etapas que caracterizam o desenvolvimento e manutenção de web sites, independente de sua finalidade:
Destinados a aplicações corporativas, seja para fins expositivos (como na apresentação de dados institucionais, na exibição de folders, na divulgação de programações), seja para funções mais complexas, como na captação de dados dos mais diversos (currículos, reclamações, inscrições) e nas interações entre fornecedor e cliente (B2B, B2C, C2C).
Serem empregados como veículos de comunicação, desde jornais, revistas e agências de notícias (mantidos por corporações da área), até iniciativas mais modestas, como os blogs (normalmente capitaneados por indivíduos ou grupos de interesse comum e específico).
Como substitutos de aplicativos, tais como processadores de texto, planilhas eletrônicas, editores de imagem, softwares de correio eletrônico, agendas etc.
Voltados para a armazenagem de informações em bancos de dados, possibilitando o catálogo e o resgate de registros (inclusive de áudio, vídeo ou imagens), em aplicações como sites de busca, catálogos online e aplicações colaborativas wiki.
Destinados à comunicação mútua entre os usuários da Internet, categoria na qual se encontram os chats, os fóruns de discussão, os sites de relacionamento e as redes sociais.
Como portais, ou seja, elementos agregadores, num único local na Internet, de conteúdos e serviços que, embora diversificados, têm uma finalidade ou segmento em comum.
Para ser capaz de atender a tão diversificadas possibilidades, além daquelas que surgirão no futuro, o egresso do curso deve dominar toda a cadeia de produção de um web site, sendo capaz de atuar em suas diversas fases:
planejamento de etapas e ações de trabalho;
estruturação de projeto;
seleção de recursos de trabalho;
desenvolvimento;
implantação (publicação);
manutenção;
treinamento;
o suporte técnico pós-implantação.
O domínio técnico do egresso deverá permitir a execução de uma gama de tarefas e atividades que contribuam na viabilização do desenvolvimento e manipulação de web sites, dentre as quais:
a instalação e configuração de computadores (atuando em regime stand alone ou integrando redes de dados), periféricos e softwares;
a identificação da origem de falhas no funcionamento de computadores, periféricos e softwares, a partir da avaliação de seus efeitos;
a seleção de programas de aplicação, a partir de avaliação das necessidades próprias e dos usuários;
a identificação de arquiteturas de redes, seus meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação, reconhecendo as implicações de sua aplicação nos mais diversos ambientes, como a Internet, intranets e extranets;
a seleção e o emprego de estruturas de dados na resolução de problemas computacionais, aplicando linguagens e ambientes de programação no desenvolvimento de web sites;
a coleta de dados, insumos para o desenvolvimento de projetos de web sites;
a documentação técnica de sistemas básicos para ambiente web e web sites estruturados;
o teste modular, durante o desenvolvimento e pré-publicatório, realizado junto ao usuário solicitante;
a identificação da necessidade e desenvolvimento de treinamento;
a montagem de estruturas de banco de dados.
O curso também estimulará o egresso a se desenvolver e aprimorar-se em alguns fatores comportamentais e empreendedores, tão importantes quanto o domínio da cadeia produtiva de web sites, como:
a constante atualização técnica;
o raciocínio lógico;
a criatividade;
a flexibilidade;
a iniciativa;
a expressão por escrito, por imagens e oralmente;
a receptividade;
o trabalho em equipe;
o sigilo profissional;
o controle da ansiedade, agindo em momentos apropriados para a viabilização de dado objetivo.