Onde e como tudo começou
Criado pelo escritor texano Robert Erwin Howard em 1932, fez sua primeira aparição na revista pulp "Weird Tales", no conto chamado "The phoenix on the sword".
As histórias de Howard sobre Conan ajudaram a definir o formato da fantasia heróica como subgênero da fantasia: A ênfase em um herói que é um poderoso guerreiro, hábil espadachim, de disposição violenta e contrária às hipocrisias e fraquezas da civilização, e que sempre se defrontava com ameaças sobrenaturais sobre as quais sempre prevalecia, fossem elas magos, demônios ou outras criaturas de eras perdidas no tempo.
• Entenda a Trajetória de Conan •
Nascido em um campo de batalhas e filho de um ferreiro, aos quinze ou dezesseis anos, Conan deixou voluntariamente sua tribo e começou a vagar pelo mundo, tendo lutado ao lado dos loiros aesires sendo, posteriormente, escravizado pelos hiperbóreos.
Escapando, atuou como saqueador, mercenário e pirata, sendo esta fase uma de suas mais marcantes devido a seu grande amor, a morena Bêlit, mais conhecida como a Rainha da costa Negra, que veio a falecer nas mãos do último sobrevivente de uma raça milenar.
Durante sua vida enfrentou guerreiros, feiticeiros, monstros, vampiros, demônios, lobisomens e até mesmo criaturas dimensionais. Após inúmeras aventuras, aos quarenta anos, Conan conseguiu se tornar rei da Aquilônia, que, junto com a culta Nemédia, constituíam as mais altivas e poderosas nações hiborianas.
• Marvel Comics •
Marvel Comics apresentou Conan como herói de quadrinhos em 1970, na revista Conan the Barbarian. O inesperado e grande sucesso da revista levou a que fosse lançado Savage Sword of Conan (Espada selvagem de Conan) em 1974. Com temas e desenhos mais adultos e publicada em formato magazine (formato maior que os quadrinhos tradicionais, chamado de "formato norte-americano") e em preto e branco para não se submeter as regras do Comics Code Authority, era escrita por Roy Thomas e na maioria das edições trazia os desenhos de John Buscema ou Alfredo Alcala.
Com suas habilidades tecnológicas e científicas ele desenvolve ainda mais sua atuação como herói. Foi assim, por exemplo, que ele criou seu lançador de teias. O dispositivo é um bracelete capaz de disparar teias artificiais, que também foram desenvolvidas por ele.
• Conan no Brasil •
O personagem Conan estreou no Brasil trazido pela Minami & Cunha Editores (M&C Editores). No ano seguinte foi publicado por duas editoras: Roval e Graúna. Em 1976 passou a ser publicado pela Editora Bloch, mas se tornaria também um grande sucesso no país quando passou para a Editora Abril na década de 1980.
• Poderes do Conan •
- Exercício físico sobrehumano: Conan era fisicamente um dos seres humanos mais poderosos que já viveram. Dito como tendo a força de dez a doze homens fortes
- Pura Durabilidade Humana: O grande tamanho físico, musculatura e resistência mental de Conan lhe davam a capacidade de suportar lesões superiores às dos humanos comuns.
- Peak Endurance Humano: Conan poderia permanecer acordado por dias, bem como exercer-se por um período considerável de tempo sem descanso antes de mostrar qualquer sinal de fadiga.
• Conheça também •